Warren Buffett para sair do USD e se voltar para a BTC, Max Keiser diz

Warren Buffett mudou de idéia sobre o ouro como um investimento, levando algumas pessoas a pensar que ele poderia fazer o mesmo com a BTC. Max Keiser previu que o CEO da Berkshire Hathaway comprará o Bitcoin em pânico por 50.000 dólares.

Parece que o dólar dos EUA está realmente perdendo seu poder. De fato, se quisermos acreditar no entusiasta do criptograma e analista Max Keiser, o dólar americano está ficando tão fraco que até Warren Buffett está saindo e Bitcoin Era (BTC) verá altos de todos os tempos.

Em sua última previsão para macro, o Keiser advertiu que os portos seguros superariam seriamente o desempenho do fiat. Ele também implicou que Warren Buffett sabia muito bem que isto estava por vir.

Keiser escreveu:

„A mudança de Buffett para o Japão, juntamente com seu investimento em ouro, confirma que ele está saindo dos dólares americanos em grande parte. O dólar americano está tendendo para baixo hoje, prestes a quebrar o apoio chave. Bitcoin – Ouro – Prata fará novos ATH a curto prazo“.

Ele estava obviamente pensando no anúncio anterior de Buffett de que iria se mudar para ativos japoneses, assumindo uma participação de 5% nas cinco maiores casas comerciais do país em uma mudança que totaliza 6 bilhões de dólares. Não esqueçamos a Berkshire Hathaway Inc (NYSE: BRK. A) disse no final do domingo, no 90º aniversário da Buffett, que possuía pouco mais de 5% de cada uma das empresas Itochu Corp (OTCMKTS: ITOCY), Marubeni Corp (OTCMKTS: MARUY), Mitsubishi Corp (OTCMKTS: MSBHF), Mitsui & Co (OTCMKTS: MITSY), e Sumitomo Corp (OTCMKTS: SSUMY) e disse que poderia aumentar sua participação para 9,9%.

Os investidores da Berkshire acolheram a aposta da Buffett, em uma época em que as avaliações das ações americanas estão no seu ponto mais alto desde a bolha tecnológica do final dos anos 90, levantada por gigantes como a Apple Inc (NASDAQ: AAPL) e a Amazon.com Inc (NASDAQ: AMZN), ambas nas quais a Berkshire investe.

Bill Smead, diretor de investimentos da Smead Capital Management, que investe quase 3% de seus ativos na Berkshire, comentou:

„O coquetel de inflação está sendo misturado e Buffett está migrando seu investimento para onde você pode criar valor através da inflação“. Estas são empresas que ganharão mais dinheiro se o preço do petróleo [ou] qualquer insumo subir“.

BTC para Alcançar um Novo Recorde?

Keiser disse que „as cinco maiores empresas comerciais têm muitas joint ventures em todo o mundo e provavelmente terão mais“. Espero que no futuro possa haver oportunidades de benefício mútuo“.

O anúncio veio dias depois que a Reserva Federal anunciou que deixaria a inflação subir acima de sua meta de 2% como medida temporária, e que pesava muito sobre o dólar.

Após a volatilidade, o índice monetário do dólar (DXY) começou a cair para novos patamares baixos na segunda-feira, saltando para seus níveis mais baixos em dois anos. Só para lembrar, em julho, quando esses níveis começaram a aparecer, Bitcoin viu um preço disparar para $12.500.

As expectativas agora são de que mais uma queda ainda maior no DXY produzirá efeitos similares.

Será que Buffett se voltará para a BTC?

Buffett, no entanto, é famoso por seus chamados movimentos macro, apesar de permanecer como um cético leal do BTC. Na semana passada, o chamado „Indicador Buffett“ advertiu sobre uma queda na bolsa de valores, mesmo quando as ações de grandes títulos continuaram a subir.

Antes disso, Anthony Pompliano, co-fundador da Morgan Creek Digital, apostou publicamente que Buffett acabaria por decidir comprar um Bitcoin depois de ter revelado sua jogada em ouro.

Na época, Keiser alegou que só o frenesi do ouro poderia impulsionar os investidores, ajudando a empurrar o BTC/USD para $50.000.

Em fevereiro deste ano, Warren Buffett descartou o Bitcoin e outras moedas criptográficas como inúteis ao dizer:

„As moedas criptográficas basicamente não têm valor. Elas não produzem nada. Não se pode fazer nada com ela, exceto vendê-la a outra pessoa. Mas então essa pessoa tem o problema“.

„Eu não possuo nenhuma moeda criptográfica“, disse ele. „Nunca terei“, e acrescentou que nenhum dos negócios da Berkshire usa Bitcoin, e destacou seu uso freqüente para fins ilícitos.

„O Bitcoin tem sido usado para movimentar uma quantia justa de dinheiro ilegalmente“, disse Buffett brincando com a „contribuição econômica“ do Bitcoin para a sociedade pode estar reduzindo a demanda por malas.